Vídeo mostra chegada de tornado em cidade que foi devastada no Paraná
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra chegada de tornado no Paraná
Um vídeo gravado na sexta-feira (7) pelo circuito de câmeras do campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) mostra a chegada do tornado na cidade vizinha de Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná. Assista acima.
A gravação foi feita em time-lapse - ou seja, em velocidade acelerada - e mostra o avanço da supercélula. A tempestade, que carregava o tornado dentro dela, é caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem).
O vídeo inicia às 18h e vai até às 18h16, e impressiona pelo tamanho e força do fenômeno. As câmeras da UFFS ficam na zona rural de Laranjeiras do Sul, a cerca de 5 km de Rio Bonito do Iguaçu.
Elas foram analisadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e divulgadas nesta segunda-feira (10).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Nesta segunda (10) o Simepar também atualizou que em Rio Bonito do Iguaçu os ventos chegaram a até 330 km/h, e que outros dois tornados foram registrados no mesmo dia, sendo um em Guarapuava (a 130 km) e outro em Turvo (a 166 km).
SAIBA MAIS: Paraná foi atingido por três tornados com ventos de até 330 km/h, diz Simepar
No total, seis vítimas morreram durante as tempestades. Outras 750 pessoas ficaram feridas, e 22 delas permaneciam internadas até o início da manhã desta segunda-feira (10).
"O Corpo de Bombeiros informa que não há mais buscas ou resgates e atendimentos pré-hospitalares. O trabalho de cadastramento e atendimento das famílias continua, assim como a distribuição dos donativos. O esforço coletivo de moradores, voluntários e servidores do Estado e prefeitura para retirada de estruturas danificadas e limpeza segue em andamento", disse o Governo, nesta segunda (10).
Vídeo mostra chegada de tornado no Paraná
Reprodução/Governo do Paraná
VEJA TAMBÉM:
Veja plano do governo para cidade destruída por tornado no Paraná
FOTOS: veja o antes e depois da cidade do Paraná devastada por tornado
Saiba como ajudar cidade atingida por tornado no Paraná
Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada
Rio Bonito do Iguaçu ficou 90% destruída após passagem de tornado
Jefferson Silva/ Rádio Campo Aberto/ Coprossel
Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada, proporcionalmente. O município tem cerca de 14 mil habitantes e teve 90% dos imóveis destruídos.
Segundo o prefeito Sezar Augusto Bovino, a cidade terá que ser reconstruída, e o governo estadual vai destinar R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para isso. O valor poderá ser repassado diretamente às famílias, com previsão de até R$ 50 mil por residência, conforme um projeto de lei aprovado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Até o momento, foi autorizada a reconstrução das escolas destruídas, e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste domingo, foi adiada na cidade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda informou que moradores de Rio Bonito do Iguaçu que recebem benefícios assistenciais poderão solicitar a antecipação da renda mensal.
VEJA HISTÓRIAS:
Esposa de vítima estava em viagem para missa da morte da irmã quando marido foi soterrado
'Foi como se caísse uma bomba na casa', diz filho de vítima de tornado
Idoso chora ao contar que perdeu tudo em tornado no Paraná
Vítima de tornado no Paraná planejava comemorar Crisma com família
Vídeo mostra chegada de tornado em cidade que foi devastada no Paraná
UFFS
'Cenário de guerra'
Os efeitos do tornado no Paraná
Reprodução/TV Globo
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, descreveu o cenário encontrado em Rio Bonito do Iguaçu como “de guerra”.
Antonio Gieteski, filho de José Gieteski - uma das vítimas que morreram na tragédia -, disse que o pai estava dentro de uma casa que foi arremessada com a força do vento.
"O pai estava com a mãe em casa, como de costume. De repente veio o tornado e, em questão de um minuto, um minuto e 20 segundos, foi como se caísse uma bomba na casa deles. A casa dele foi arremessada uns 30 metros de distância, era uma casa de madeira. Nesse impulso, ele foi junto e as madeiras caíram em cima", conta o filho.
Infográfico: tornado deixa rastro de destruição no Paraná
g1
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
A
Leia mais notícias no g1 Paraná